Falando sobre minha Tese...

Olá, pessoal!

Em comemoração ao Rare Disease Day (Dia das Doenças Raras) 2020, resolvi gravar alguns vídeos curtos em que falo sobre os achados de minha Tese de Doutorado, defendida na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 2017, e intitulada "Narrativas sobre a experiência com a doença de Gaucher".

Minha tese já está publicada, e disponível para quem quiser ler e conhecer este trabalho (é só clicar aqui: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322314/1/Toneloto_CarolinaFrancodeSouza_D.pdf ).

Também já publiquei um livro digital sobre um dos capítulos da tese (que pode ser adquirido em: 2https://clubedeautores.com.br/livro/de-onde-veio-esta-doenca-2 ).

Desde o término do Doutorado tenho escrito e tentado publicar artigos com os achados de minha pesquisa em várias revistas científicas. Mas, para quem não sabe, publicar em revistas científicas (brasileiras, e de saúde coletiva) tem sido um processo extremamente lento...demora muito tempo (às vezes mais de um ano) para que um parecer, ainda que negativo, seja enviado para os autores. E este processo arrastado faz com que os resultados das pesquisas acabem sendo pouco divulgados, e acabem "envelhecendo" antes de serem conhecidos...o que é uma pena!

Sinto que preciso falar mais sobre o que estudei ao longo dos 4 anos de meu doutorado, e de minha pesquisa sobre a doença de Gaucher sob o ponto de vista dos adoecidos. Acho que o Dia das Doenças Raras pode ser um bom dia para começar a fazer isso...




("Raro é Forte", um dos slogans da campanha do Dia da Doença Rara 2020. Para saber mais, acesse: https://www.rarediseaseday.org/ )

Comentários